Juventude de ontem x Nossa juventude

Desde muito pequenos ouvimos falar sobre como a juventude é feliz, é complicada e principalmente, como ela vive intensamente – algumas vezes – essa fase da vida.
Quando eu era pequena, queria muito ser jovem, poder namorar, poder ouvir música alto, poder participar de um grupo de jovens – no meu caso – e tantos outros desejos que meu coração ainda pedi por eles, porque afinal, ainda não realizei todos os meus sonhos da infância. Pensando nisso, meu coração se acelera. Ok. Só tenho 17 anos, mas a minha vida sempre foi meio madura demais, com 11 anos eu já participava de grupo de jovem, ou melhor, eu já era uma liderança jovem no meio que vivo. Agora, começa o primeiro semestre da faculdade, que sejamos francos, todo mundo diz que passa voando, e eu honestamente acredito que voe mais do que o ensino médio. Depois da faculdade, vem de fato a fase adulta, embora eu já me sinta quase adulta.

Mas afinal, qual a realidade da juventude hoje? Será que é a mesma dos tempos da minha mãe que eles pintaram o rosto e saíram às ruas pedindo para que Collor se retirasse do poder? Ou será que somos tão acomodados a ponto de não saber realmente quem governa o país, ou quais os seus principais acontecimentos?

A juventude no Brasil representa uma grande parcela da população, sejamos justos, na década de 1980 ou ainda 1990 o estudo ainda era precário, e raramente os jovens faziam faculdade, por n motivos, um deles, as condições financeiras e governamentais. Hoje existe o ENEM, PROUNI, diversas cotas e financiamentos oferecidos pelo governo federal, fatos que não aconteciam a alguns anos atrás, então, o jovem de hoje quer – em sua maioria – cursar o nível superior e tem mais acesso a ele. 

Entretanto, os valores se inverteram de tal forma que muitos jovens, eu disse MUITOS, ainda estão patinando no ensino fundamental e o que é mais deprimente não dão a mínima para a educação. Na maioria das vezes, são esses que acabam se envolvendo com o crime, as drogas ou não menos pior a prostituição.

Precisamos fazer alguma coisa, precisamos conscientizar as pessoas, mas antes disso, precisamos nos livrar de tudo o que nos afasta do outro e agir como verdadeiro ser humano, a juventude de hoje é sim acomodada e o mundo pedi socorro, os viciados, os prostituídos, os que passam fome.

Ainda assim, acredito na força da união, na força da justiça, como dizia uma peça de teatro, que possamos somar as nossas vozes na luta, por mais acomodados que sejamos, ainda existe uma coisa dentro de cada um que se chama JUVENTUDE, e quando deixamos essa voz falar, transformamos o mundo

Gabriela Guido

2 comentários sobre “Juventude de ontem x Nossa juventude

  1. Pingback: Juventude de ontem x Nossa juventude « Blog da Sonhadora

Deixe um comentário